AÇÕES
A AICSO, em parceria com a DGS, lança uma campanha sobre Vacinação e Cancro, dirigida à população geral e a profissionais de saúde, porque “maior proteção para a pessoa com doença oncológica está nas mãos de todos”.
Andreia Capela, presidente da AICSO e médica oncologista no Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia – Espinho, EPE, explica que “a pessoa com doença oncológica apresenta, na grande maioria das situações, um elevado risco para infeção, pela imunossupressão provocada pela própria doença, assim como pelos diversos tratamentos, e ainda por apresentar frequentemente outros fatores de risco, como desnutrição, idade avançada, disfunção de pelo menos um órgão. A vacinação deve ser encarada como forma de diminuir a gravidade de algumas infeções”, devendo ser encarada com um cuidado de suporte à pessoa que vive com e para além do cancro.
A oncologista explica também que “há vacinas que previvem o cancro”. Dá como exemplo, a vacina contra o vírus do HPV (vírus do papiloma humano) que está comprovadamente relacionado com vários tipos de cancro: colo do útero (com o HPV a ser responsável por quase 100% dos casos), vagina, ânus, vulva, pénis e orofaringe. O outro exemplo é a vacina contra o vírus da Hepatite B, que pode prevenir o cancro do fígado.
Andreia Capela refere que “a responsabilidade de garantir a adequada vacinação deve ser, sempre que possível, partilhada entre o próprio doente, o oncologista que o acompanha e o seu médico de família”. Mas, sublinha que, para tal acontecer “é necessário que haja um conhecimento adequado e transversal acerca desta temática”. A campanha de sensibilização e informação visa, por isso, dois grandes públicos-alvo: doentes e cuidadores, por um lado, e profissionais de saúde, por outro.
Input your search keywords and press Enter.