História

A Associação de Investigação de Cuidados de Suporte em Oncologia (AICSO) é uma associação sem fins lucrativos, criada em 2001 pelo Prof. Doutor Francisco Pimentel, na altura Diretor do Serviço de Oncologia do Hospital de S. Sebastião, em Santa Maria da Feira, e primeiro Presidente da Associação. Com o objetivo de desenvolver e apoiar a formação e investigação em cuidados de suporte em oncologia, a AICSO foi progressivamente ampliando e consolidando a sua área de atuação, tendo sido declarada em 21 de abril de 2009, entidade de utilidade pública, estatuto que mantém até à data.

Após um período de menor atividade, é em 2018 que a AICSO, sob a presidência da Dra. Ana Joaquim, cria o programa ONCOMOVE©, que inclui diversos projetos não só de investigação, mas também de formação e ação comunitária, e que visa a integração do exercício físico na jornada do doente.

O impulso dado pelo programa ONCOMOVE© levou a um virar de página na história da AICSO, que foi acompanhado por uma nova imagem, mais atual e dinâmica, e à abertura de portas aos sócios beneficiários, para além dos habituais profissionais da área da saúde.

Em setembro de 2019, ano de franco crescimento, a AICSO associa-se oficialmente à Multinational Association of Supportive Care in Cancer (MASCC), tornando-se na primeira e única associação afiliada da MASCC, em Portugal.

No ano seguinte, o contexto epidemiológico vivido em todo mundo, dada a pandemia a COVID-19, trouxe grandes desafios à associação. Sob uma direção renovada, com a Dra. Andreia Capela na presidência, a AICSO não baixou os braços e conseguiu não só manter, como ampliar os projetos incluídos no programa ONCOMOVE©, participar ativamente nos desafios lançados pela MASCC e manter o compromisso junto da comunidade científica e da população de educar, sensibilizar e promover estilos de vida saudáveis.

Nos próximos anos, a AICSO continuará a crescer, com a ajuda dos seus parceiros a quem muito agradece, mantendo sempre o foco na melhoria dos cuidados de suporte à pessoa que vive com e para além do cancro.

Missão

A AICSO tem como missão investigar e implementar cuidados de suporte de qualidade, que acompanhem a jornada da pessoa que vive com e para além do cancro. Pretende que esses cuidados de suporte sejam interdisciplinares, centrados no doente e baseados na evidência.

Para alcançar os seus objetivos, a AICSO atua junto dos profissionais de saúde, desenvolvendo e apoiando projetos de investigação e de formação, mas também junto dos doentes e da comunidade, investindo em programas comunitários e na educação para a saúde.

A AICSO rege-se pelos seguintes princípios e valores:

  • Todos os doentes diagnosticados com cancro devem aceder aos melhores cuidados de suporte
  • Este acesso deve ser mantido ao longo de toda a jornada da doença oncológica
  • Os cuidados de suporte em oncologia são imprescindíveis ao longo de toda a jornada do doente oncológico
  • Todos os intervenientes devem ter uma ação interdisciplinar
  • A investigação científica nas várias vertentes dos cuidados de suporte deve ser promovida e apoiada
  • Os cuidados de suporte com evidencia científica comprovada devem ser largamente implementados e acessíveis a todos os doentes oncológicos que deles possam beneficiar
  • Programas de ação em cuidados de suporte em oncologia devem ter divulgação nacional
  • A qualificação profissional deve ser procurada e incentivada por todos aqueles que atuam na área da oncologia
  • A formação de profissionais na área de cuidados de suporte em oncologia deve ser divulgada e acessível a todos
  • A população em geral deve receber informação e consciencialização para os cuidados de suporte em oncologia
  • Os cuidados de suporte em oncologia devem ser centrados no doente e baseados na evidência científica
  • Os doentes oncológicos e os seus cuidadores devem ser envolvidos nos processos de cuidados de suporte em oncologia
  • Deve ser promovida a integração multi e interdisciplinar de todas as valências que providenciam cuidados ao doente oncológico, sejam eles dirigidos ao tratamento da doença, aos seus sintomas ou efeitos decorrentes dos tratamentos e/ou da doença

Orgãos Sociais

Direção

ANDREIA CAPELA

PRESIDENTe

Médica Oncologista do Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/ Espinho (CHVNGE). Mestre em Cuidados Paliativos pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Membro da MASCC desde 2019. Membro do Grupo de Trabalho da Sociedade Portuguesa de Oncologia (SPO), Cuidados de Suporte e Paliativos. Membro do Núcleo de Internos e Jovens Especialistas (NIJE) da SPO desde 2018.

Ana Joaquim

VICE-PRESIDENTe

Médica Oncologista do CHVNGE. Coordenadora da Unidade de Investigação e Ensaios Clínicos do CHVNGE. Doutoranda da Universidade de Aveiro. docente convidada do Mestrado de Fisiologia do Exercício da Universidade Europeia. Membro da Direção e do Grupo de Trabalho de Cuidados de Suporte e Paliativos da SPO. Presidente da Direção do Grupo de Estudos de Cancro da Cabeça e Pescoço (GECCP). Membro das sociedades científicas ESMO, MASCC e Sociedade Portuguesa de Senologia. Coordenadora do programa OncoMove®.

SANDRA CUSTÓDIO

Tesoureira

Assistente Hospitalar de Oncologia Médica do CHVNGE. Membro do Grupo de Trabalho de Oncologia Geriátrica da SPO. Membro das Sociedades científicas SPO, GICD (Grupo de Investigação Cancro Digestivo), ESMO, EAU (European Association of Urology). Membro da MASCC desde 2020.

JOANA SILVA

1º SecretáriO

Enfermeira Responsável do Hospital de Dia Oncológico do CHVNGE. Especialista em Saúde Mental e Psiquiatria. Membro da Direção da Associação de Enfermagem Oncológica Portuguesa (AEOP). Membro da MASCC desde 2020.

TELMA COSTA

2º secretáriO

Assistente Hospitalar de Oncologia Médica do CHVNGE. Responsável pelo Hospital de Dia Oncológico do CHVNGE. Perita clínica e membro da Comissão de Avaliação de Tecnologias de Saúde (CATS) do INFARMED. Membro das sociedades científicas SPO, ESMO e MASCC.

JOÃO FRAGA

Vogal

Farmacêutico especialista em Farmácia Hospitalar no Instituto Português de Oncologia – Porto; Membro da Secção Regional do Norte da Ordem dos Farmacêuticos. Membro da MASCC desde 2020.

ANABELA AMARELO

vogal

Enfermeira do Hospital de Dia do CHVNGE. Especialista em Enfermagem de Reabilitação. Membro da AEOP. Membro da MASCC desde 2020.

ALBERTO ALVES

substituto

Doutorado em Atividade Física e Saúde pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Professor Auxiliar do Instituto Universitário da Maia (ISMAI) e Membro integrado do Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD). Coordenador do programa OncoMove®. Membro da MASCC desde 2020.

CARLA BRANCO

substituto

Assistente Técnica da Unidade de Investigação e Ensaios Clínicos do CHVNGE.

Assembleia Geral

ALICE COELHO

PRESIDENTe

Coordenadora do Centro de Estudos Clínicos do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga.

CATARINA RIBEIRO

VICE PRESIDENTe

Médica especialista em Oncologia Médica; Directora Médica em hemato-oncologia na PRA Health Sciences; Membro do Grupo de Trabalho Cuidados de Suporte e Paliativos da SPO; Medical Advisor na Mentora Health; Doutoranda da Universidade de Coimbra.

JOANA MARINHO

1º secretáriO

Interna de Formação Específica de Oncologia Médica do CHVNGE. Membro do Grupo de Trabalho da SPO em Geriatria Oncológica. Doutorada em Bioquímica e Biologia Molecular pela Universidade de Coimbra. Membro da MASCC desde 2020 onde integra o grupo de estudo Geriatrics Study Group. Membro da SIOG (International Society of Geriatric Oncology), onde integra o Young SIOG Interest Group.

PEDRO ANTUNES

2º secretário

Mestre em Ciências do Desporto pela Universidade da Beira Interior. Doutorando pela mesma Universidade, bolseiro FCT.

Conselho Fiscal

LUÍS FERREIRA

PRESIDENTE, administrador de saúde, Oftaline SA 

Administrador Executivo da Oftaline SA desde 2014. Experiência como Analista Financeiro e Gestor de Ativos de várias instituições, destacando-se o Instituto de Gestão de Fundos de Capitalização da Segurança Social. Licenciado em Gestão, Pós-Graduado em Análise Financeira e Mestre em Finanças pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Analista Financeiro certificado pela EFFAS – The European Federation of Financial Analysts Societies.

INÊS LEÃO

secretário

Interna de Formação Específica de Oncologia Médica do CHVNGE. Doutoranda da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Completou a pós-graduação Portugal Clinicar Scholars Research Training pela Harvard Medical School. Membro do Grupo do Grupo de Estudos de Cancro da Cabeça e Pescoço. Membro das associações científicas SPO, ESMO, MASCC e American Society of Clinical Oncology (ASCO).

BRUNO ALVES

Relator

Licenciado em Gestão de Empresas e Diretor do Serviço de Informação e Planeamento do CHVNGE.