História
A Associação de Investigação de Cuidados de Suporte em Oncologia (AICSO) é uma associação sem fins lucrativos, criada em 2001 pelo Prof. Doutor Francisco Pimentel, na altura Diretor do Serviço de Oncologia do Hospital de S. Sebastião, em Santa Maria da Feira, e primeiro Presidente da Associação. Com o objetivo de desenvolver e apoiar a formação e investigação em cuidados de suporte em oncologia, a AICSO foi progressivamente ampliando e consolidando a sua área de atuação, tendo sido declarada em 21 de abril de 2009, entidade de utilidade pública, estatuto que mantém até à data.
Após um período de menor atividade, é em 2018 que a AICSO, sob a presidência da Dra. Ana Joaquim, cria o programa ONCOMOVE©, que inclui diversos projetos não só de investigação, mas também de formação e ação comunitária, e que visa a integração do exercício físico na jornada do doente.
O impulso dado pelo programa ONCOMOVE© levou a um virar de página na história da AICSO, que foi acompanhado por uma nova imagem, mais atual e dinâmica, e à abertura de portas aos sócios beneficiários, para além dos habituais profissionais da área da saúde.
Em setembro de 2019, ano de franco crescimento, a AICSO associa-se oficialmente à Multinational Association of Supportive Care in Cancer (MASCC), tornando-se na primeira e única associação afiliada da MASCC, em Portugal.
No ano seguinte, o contexto epidemiológico vivido em todo mundo, dada a pandemia a COVID-19, trouxe grandes desafios à associação. Sob uma direção renovada, com a Dra. Andreia Capela na presidência, a AICSO não baixou os braços e conseguiu não só manter, como ampliar os projetos incluídos no programa ONCOMOVE©, participar ativamente nos desafios lançados pela MASCC e manter o compromisso junto da comunidade científica e da população de educar, sensibilizar e promover estilos de vida saudáveis.
Nos próximos anos, a AICSO continuará a crescer, com a ajuda dos seus parceiros a quem muito agradece, mantendo sempre o foco na melhoria dos cuidados de suporte à pessoa que vive com e para além do cancro.
Missão
A AICSO tem como missão investigar e implementar cuidados de suporte de qualidade, que acompanhem a jornada da pessoa que vive com e para além do cancro. Pretende que esses cuidados de suporte sejam interdisciplinares, centrados no doente e baseados na evidência.
Para alcançar os seus objetivos, a AICSO atua junto dos profissionais de saúde, desenvolvendo e apoiando projetos de investigação e de formação, mas também junto dos doentes e da comunidade, investindo em programas comunitários e na educação para a saúde.
A AICSO rege-se pelos seguintes princípios e valores:
- Todos os doentes diagnosticados com cancro devem aceder aos melhores cuidados de suporte
- Este acesso deve ser mantido ao longo de toda a jornada da doença oncológica
- Os cuidados de suporte em oncologia são imprescindíveis ao longo de toda a jornada do doente oncológico
- Todos os intervenientes devem ter uma ação interdisciplinar
- A investigação científica nas várias vertentes dos cuidados de suporte deve ser promovida e apoiada
- Os cuidados de suporte com evidencia científica comprovada devem ser largamente implementados e acessíveis a todos os doentes oncológicos que deles possam beneficiar
- Programas de ação em cuidados de suporte em oncologia devem ter divulgação nacional
- A qualificação profissional deve ser procurada e incentivada por todos aqueles que atuam na área da oncologia
- A formação de profissionais na área de cuidados de suporte em oncologia deve ser divulgada e acessível a todos
- A população em geral deve receber informação e consciencialização para os cuidados de suporte em oncologia
- Os cuidados de suporte em oncologia devem ser centrados no doente e baseados na evidência científica
- Os doentes oncológicos e os seus cuidadores devem ser envolvidos nos processos de cuidados de suporte em oncologia
- Deve ser promovida a integração multi e interdisciplinar de todas as valências que providenciam cuidados ao doente oncológico, sejam eles dirigidos ao tratamento da doença, aos seus sintomas ou efeitos decorrentes dos tratamentos e/ou da doença
Orgãos Sociais
Direção

ANDREIA CAPELA
PRESIDENTe
Médica Oncologista do Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/ Espinho (CHVNGE). Mestre em Cuidados Paliativos pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Membro da MASCC desde 2019. Membro do Grupo de Trabalho da Sociedade Portuguesa de Oncologia (SPO), Cuidados de Suporte e Paliativos. Membro do Núcleo de Internos e Jovens Especialistas (NIJE) da SPO desde 2018.

Ana Joaquim
VICE-PRESIDENTe
Médica Oncologista do CHVNGE. Coordenadora da Unidade de Investigação e Ensaios Clínicos do CHVNGE. Doutoranda da Universidade de Aveiro. docente convidada do Mestrado de Fisiologia do Exercício da Universidade Europeia. Membro da Direção e do Grupo de Trabalho de Cuidados de Suporte e Paliativos da SPO. Presidente da Direção do Grupo de Estudos de Cancro da Cabeça e Pescoço (GECCP). Membro das sociedades científicas ESMO, MASCC e Sociedade Portuguesa de Senologia. Coordenadora do programa OncoMove®.

SANDRA CUSTÓDIO
Tesoureira

JOANA SILVA
1º SecretáriO

TELMA COSTA
2º secretáriO

JOÃO FRAGA
Vogal

ANABELA AMARELO
vogal

ALBERTO ALVES
substituto

CARLA BRANCO
substituto
Assembleia Geral

ALICE COELHO
PRESIDENTe

CATARINA RIBEIRO
VICE PRESIDENTe

JOANA MARINHO
1º secretáriO

PEDRO ANTUNES
2º secretário
Conselho Fiscal

LUÍS FERREIRA
PRESIDENTE, administrador de saúde, Oftaline SA

INÊS LEÃO
secretário

BRUNO ALVES
Relator