As nossas notícias

Qual o impacto do diagnóstico de cancro na qualidade de vida dos seus portadores?

Qual o impacto do diagnóstico de cancro na qualidade de vida dos seus portadores? Andreia Capela fala-nos sobre o impacto multidimensional desta doença e de como o projeto ProstataMove pode ajudar a melhorar a qualidade de vida dos seus participantes.

Será possível integrar o exercício físico no plano de cuidados dos doentes sob quimioterapia?

Será possível integrar o exercício físico no plano de cuidados dos doentes sob quimioterapia? Telma Costa apresenta-nos alguns pontos de reflexão sobre o tema.

“Implementation of Geriatric assessment and management for older adults with cancer in clinical care”

O projeto “Implementation of Geriatric assessment and management for older adults with cancer in clinical care” foi um dos vencedores do prémio WhenCancerGrowsOld (WCGO), da Sanofi. Joana Marinho, investigadora principal, dá-nos a conhecer este projeto na área da oncogeriatria.

A nutricionista Elsa Madureira fala sobre a intervenção nutricional na depleção muscular do doente com cancro

Os doentes com cancro são doentes com um elevado risco de malnutrição, o que tem um impacto muito negativo nos resultados dos tratamentos. Esta malnutrição pode assumir diferentes apresentações…

Relação entre Alimentação, Exercício e Cancro

As pessoas com cancro, têm um elevado risco de má nutrição que leva a um impacto negativo nos resultados dos tratamentos. Vitaminas e exercício físico são essenciais para
melhorar a qualidade de vida e prógnostico.
Outubro Rosa

Campanha Outubro Rosa 2021 – muito mais do que um mês!

Uma campanha pela luta contra esta doença e por todos os sobreviventes de cancro da mama que tem como meta a desmistificação da doença. No fundo, a ideia é chegar a quem recebe este diagnóstico, dotando-o informação clara e precisa.

Cancro da Mama – a importância do diagnóstico precoce

Os casos de cancro da mama que estão a aparecer nas unidades de saúde surgem em estado mais avançado. A Associação de Cuidados de Suporte em Oncologia diz que os diagnósticos precoces diminuíram e, por isso, decidiu avançar com uma campanha nas redes sociais, para que as pessoas estejam atentas logo aos primeiros sinais. Declarações de Leonor Pinto, Hospital de Dia de Oncologia do CHUC.

Cancro da Mama Avançado: como “descomplicar” o diagnóstico. O testemunho de Liliana Azevedo.

O maior desafio depois de superar o choque inicial de receber esta notícia é descomplicar um pouco o diagnóstico”, confessa Liliana, que diz que o desafio “tem sido mesmo superar o estigma, o peso das palavras, da metastização, dos cuidados paliativos, não sobrevivendo mas aproveitando a vida”.

Cancro de cabeça e pescoço: a realidade pouco conhecida de uma doença em que o tempo conta

O diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as taxas de cura do cancro de cabeça e pescoço, mas, nos casos avançados, é fundamental o trabalho em equipa, no centro do qual está o doente, de forma a tratar a doença e preparar o sobrevivente para a vida futura.

A AICSO alerta para a importância do diagnóstico precoce do cancro de cabeça e pescoço

A Associação de Investigação de Cuidados de Suporte em Oncologia (AICSO) alerta para a importância do diagnóstico precoce do cancro de cabeça e pescoço para aumentar as taxas cura do tratamento desta doença.

Entrevista Portugal em Direto com Dra. Andreia Capela

No mês de Sensibilização para os Tumores Cerebrais, a Dra. Andreia Capela esteve na RTP a alertar para esta doença que pode surgir em qualquer idade e causou 930 mortes em Portugal só no ano passado. A médica oncologista defende abordagens de reabilitação física e neurocognitiva durante o tratamento e após a doença para garantir qualidade de vida aos doentes. Veja aqui, a partir do minuto 9:40…

Adaptação familiar ao diagnóstico de tumor cerebral: desafios do cuidado

O impacto de um diagnóstico de cancro, nomeadamente, de um tumor cerebral, pode assumir um efeito devastador não só no doente, mas também na família, porque toda ela vai ser envolvida neste percurso. Um artigo de Eloísa Fernandes, psicóloga clínica. 

Esclarecimentos sobre Cancro da Mama Avançado

No passado dia 26 de Maio de 2021, a Liliana Azevedo, em tratamento para cancro da mama metastático, e a sua médica oncologista, Ana Joaquim, estiveram no programa Consultório do Porto Canal. Ouça os esclarecimentos médicos sobre cancro da mama avançado e conheça como Liliana vivenciou o diagnóstico e tratamentos do cancro da mama localizado, na primeira parte. ver 1ª parte do video

Na 2ª parte, Liliana conta-nos como foi saber que o cancro tinha voltado e como tem sido o regresso aos tratamentos. Ana Joaquim explica a importância do diagnóstico precoce das várias situações e, por fim, explica o que é o ONCOMOVE – programa da AICSO. ver 2ª parte do video

IPDJ entregou material desportivo a AICSO

A delegação regional norte do IPDJ (Instituo Português do Desporto e Juventude) fez uma entrega de material desportivo à Associação de Investigação de Cuidados de Suporte em Oncologia – instituição de Gaia. O material entregue destina-se a apoiar a prática desportiva no âmbito de projetos da associação…

Testemunho de Ana Cristina

Neste Dia Mundial do Cancro do Ovário, convidamos a Ana Cristina, uma jovem de 35 anos, a partilhar o seu testemunho de vivência na primeira pessoa de cancro do ovário. O processo de diagnóstico, os tratamentos efetuados e seus efeitos secundários, as ferramentas de suporte que utilizou e como é para si viver com uma mutação hereditária que aumenta o risco de cancro.

MASCC’s Newest Affiliate: Associação de Investigação e Cuidados de Suporte em Oncologia

O MASCC acaba de assinar um acordo de afiliação com a Associação de Investigação e Cuidados de Suporte em Oncologia (AICSO). A Dra. Andreia Capela, membro do Conselho da AICSO, foi fundamental para concretizar essa parceria, que aumentará o número de membros de ambas as organizações e apoiará a colaboração e ajuda para promover as metas de cuidados de suporte para o cancro.

Participação no 4th Biennial World Summit of Brain Tumour Patient Advocates, Washington D.C.

Andreia Capela participou 4º “Biennial World Summit of Brain Tumour Patient Advocates”, em Washington, tendo realizado uma apresentação sobre a abordagem e gestão dos doentes com tumores cerebrais em Portugal. Aceda aqui ao artigo sobre a sua apresentação na revista Brain Tumour, da IBTA. Nesta edição da revista está também publicada a versão original da Carta de Direitos dos Doentes com Tumor Cerebral. Pode descarregar aqui a versão portuguesa, traduzida pela AICSO.