As nossas notícias

Go Grey in May – Impactos do Tumor Cerebral na Vida Profissional

Folheto relativo ao impacto que os tumores cerebrais podem ter na vida profissional. Desde mudança ou perda da rotina de trabalho, alteração da relação com a entidade empregadora, incerteza face ao futuro, entre outras questões são abordadas neste âmbito.

Esclarecimentos sobre Cancro da Mama Avançado

No passado dia 26 de Maio de 2021, a Liliana Azevedo, em tratamento para cancro da mama metastático, e a sua médica oncologista, Ana Joaquim, estiveram no programa Consultório do Porto Canal. Ouça os esclarecimentos médicos sobre cancro da mama avançado e conheça como Liliana vivenciou o diagnóstico e tratamentos do cancro da mama localizado, na primeira parte. ver 1ª parte do video

Na 2ª parte, Liliana conta-nos como foi saber que o cancro tinha voltado e como tem sido o regresso aos tratamentos. Ana Joaquim explica a importância do diagnóstico precoce das várias situações e, por fim, explica o que é o ONCOMOVE – programa da AICSO. ver 2ª parte do video

A Reabilitação Física através do Exercício

A reabilitação oncológica é uma intervenção importante dirigida aos doentes e aos seus familiares, contribuindo para a manutenção ou mesmo a melhoria da qualidade de vida relacionada com a saúde.

Adaptação familiar ao diagnóstico de tumor cerebral: desafios do cuidado

O impacto de um diagnóstico de cancro, nomeadamente, de um tumor cerebral, pode assumir um efeito devastador não só no doente, mas também na família, porque toda ela vai ser envolvida neste percurso. Um artigo de Eloísa Fernandes, psicóloga clínica. more

Testemunho de Ana Cristina

Neste Dia Mundial do Cancro do Ovário, convidamos a Ana Cristina, uma jovem de 35 anos, a partilhar o seu testemunho de vivência na primeira pessoa de cancro do ovário. O processo de diagnóstico, os tratamentos efetuados e seus efeitos secundários, as ferramentas de suporte que utilizou e como é para si viver com uma mutação hereditária que aumenta o risco de cancro.

Entrevista Portugal em Direto com Dra. Andreia Capela

No mês de Sensibilização para os Tumores Cerebrais, a Dra. Andreia Capela esteve na RTP a alertar para esta doença que pode surgir em qualquer idade e causou 930 mortes em Portugal só no ano passado. A médica oncologista defende abordagens de reabilitação física e neurocognitiva durante o tratamento e após a doença para garantir qualidade de vida aos doentes. Veja aqui, a partir do minuto 9:40…

Quando ser doente e cuidador se funde num só

Manuela é cuidadora. Tinha 49 anos quando em Março de 2017, foi diagnosticada com um cancro da mama… 

Estatuto do Cuidador Informal

Para quem ainda não conhece este estatuto ou precisa de o consultar, pode fazê-lo aqui…

IPDJ entregou material desportivo a AICSO

A delegação regional norte do IPDJ (Instituo Português do Desporto e Juventude) fez uma entrega de material desportivo à Associação de Investigação de Cuidados de Suporte em Oncologia – instituição de Gaia. O material entregue destina-se a apoiar a prática desportiva no âmbito de projetos da associação…